Blog Post

Resiliência auxilia profissionais a superar adversidades

  • Por Mel Castro
  • 18 fev., 2019

A habilidade de responder a situações de pressão e estresse sem comprometer a saúde e o trabalho pode ser desenvolvida e contribuir para o bom desempenho de várias atividades

Foto: Arquivo Pessoal

Lidar contra o tempo para socorrer pessoas faz parte da rotina de trabalho do tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás Thiago Wening, de 36 anos. Na corporação desde 2004, ele diz que entre as situações mais difíceis enfrentadas estão as de reanimação de pessoa com parada cardiorrespiratória e o resgate de vítima em afogamento no Rio Araguaia. “(Exige) chegar com rapidez, acalmá-la, tranquilizá-la e levar para um ponto seguro na praia.”

Na avaliação do tenente, a preparação psicológica para lidar com situações de pressão e adversidade em seu trabalho representa “100% da eficácia no atendimento”. “Se não conseguir controlar meu psicológico e me levar pelo emocional, vou ser uma segunda vítima e não conseguirei prestar atendimento com qualidade. Tenho que canalizar a dor para me dar mais vontade, motivação, de prestar o atendimento correto à vítima”, declara.

Essa habilidade do bombeiro pode ser descrita como resiliência. Um termo da física referente à resistência dos materiais, do qual, explica a psicóloga organizacional Dorothy Irigaray, a psicologia se apropriou para identificar a característica que algumas pessoas têm de responder aos revezes. “As pessoas se dobram e não conseguem se recuperar ou elas se dobram e conseguem se recuperar.” Estas últimas têm a característica de ser resilientes.

A psicóloga, que é diretora de Desenvolvimento Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Goiás (ABRH-GO), informa que a resiliência “é algo que a gente aprende”. Essa habilidade, segundo ela, cada vez mais tem sido um diferencial na contratação ou no desenvolvimento do profissional, “porque a gente tem vivido situações que se modificam de maneira surpreendente”, cita Dorothy, que também é coach sênior e diretora da Bloom Assessoria em Desenvolvimento.

A psicóloga lembra que todas as profissões que envolvem um alto grau de insalubridade demandam resiliência, como os profissionais da saúde e da segurança. “Lembrando a situação de Brumadinho aí recentemente, os bombeiros diante de tanta adversidade, tanta tragédia, tanto sofrimento. É preciso ter muita resiliência para manter inclusive a perspectiva.”

Brumadinho

O tenente Thiago foi um dos bombeiros de Goiás que passaram dez dias em Brumadinho após a ruptura de barragem de rejeitos da Vale, que deixou mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos. Ele atuou na equipe de buscas terrestres para localização de corpos. “A gente se capacita, se prepara, mas não imagina que vai ser da forma que foi a tragédia. É chocante na hora que chega ao local. Exigiu muita empatia. A gente está vendo familiares chorando, querendo uma resposta, muitos sem norte nenhum se vão encontrar ou não (a vítima).”

O tenente conta que entraram nas áreas mais afetadas, a “zona quente”, para fazer as buscas, mesmo sabendo da possibilidade de outra barragem se romper. “Poderíamos perder nossa vida ali, mas pela nossa profissão a gente tem blindagem psicológica que nos permite correr o risco para minimizar a dor e dar conforto para outra pessoa. Nosso trabalho nos capacita. A gente sempre se doa ao máximo na situação para não ter que lamentar que poderia ter feito um pouco a mais”, acrescenta.

Característica é desejável para gestores

No meio empresarial, na área de gestão, quanto mais se sobe a escala hierárquica, maior a necessidade de responder de forma adaptativa às situações de pressão e aos revezes. A afirmação é da psicóloga organizacional Dorothy Irigaray.

Segundo ela, uma pessoa que não tem clareza de si e de como suas emoções se manifestam, fica suscetível a elas. “Fica a mercê inclusive de como elas influenciam na sua percepção e na sua tomada de decisão.”

Para o cofundador da Caminhos Vida Integral, o escritor Luciano Alves Meira, mesmo empresas que têm práticas de gestão de razoáveis para boas passam por etapas ruins. Processos de aquisições, fusões, que levam a demissões, enxugamento de departamentos, são exemplos de situações descritas como “caóticas”. “Esses momentos, por melhor que seja a empresa, são estressantes. Precisa investir para que as pessoas consigam sobreviver a isso.”

Diretor industrial da GSA Alimentos há quase cinco anos, o engenheiro de alimentos Luiz Fernando Bueno Franco, diz que o perfil do executivo brasileiro requer resiliência. “Ele lida muito com crise a todo momento. Nunca é fácil, tem redução de custos constantes, demanda de impostos altos que tira margem de lucro, e constantemente tem que reinventar sua planta de produção. Está no DNA do executivo brasileiro ser resiliente.”

Ele exemplifica que de 2015 a 2017 o Brasil passou por retração na economia e, nessas circunstâncias, o mercado cai e a ordem é reduzir custo e inovar. No caso da GSA, o diretor informa que a empresa obteve sucesso e conseguiu crescer na faixa de 9% em produção nesse período porque tem produtos “compatíveis com momentos de crise, já que têm aderência às classes C e D”. “Mas não podemos acomodar, investimos em novos produtos e processos para que em 2018 voltássemos mais fortes no mercado ainda.” Hoje produzem 35 milhões de pacotes por mês.

Responsável por uma equipe de 350 pessoas na área industrial, o diretor tem o auxílio de gerentes e supervisores para o trabalho direto com os colaboradores. “A gente precisa conscientizar toda equipe da necessidade de inovação. Porque o mercado está em constante mudança. Todo mundo está ciente que precisa ter esforço extra para se acostumar com a mudança a todo momento.” Ele informa que têm reuniões constantes a respeito das inovações. “O diferencial que faz a equipe ser resiliente é estar bem informada. Ninguém é pego de surpresa.”

Catarina Costa, que atua no departamento de recursos humanos da GSA, informa que a empresa tem uma universidade que dedica alguns módulos para trabalhar sobre como lidar com mudança e que também há treinamento para liderança.

Luiz Fernando diz que fez vários treinamentos de liderança. “Ajuda demais. Quando escuta outro ponto de vista, vai ampliando sua visão e sendo cada vez melhor. É um trabalho em equipe. Se cada um fizer sua parte, a gente consegue ter paz e tranquilidade para trabalhar e analisar o mercado para trazer inovações e poder sobressair nesse mercado globalizado”, acrescenta.

Alternativa para ‘driblar’ burnout

O estresse no ambiente de trabalho pode ter impactos ruins para o profissional e para a empresa, como baixa produtividade, diz o escritor Luciano Alves Meira, cofundador da Caminhos Vida, que representa a Authentic Strenght Advantage no Brasil. Juntos estão prestes a lançar no País o Workshop Resiliência. “As empresas precisam entender que elas são corresponsáveis pelo desenvolvimento humano dos colaboradores”, observa.
Presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), a doutora em psicologia clínica Ana Maria Rossi informa que há dois tipos de estresse, o positivo, como o resultante do nascimento de filho ou promoção no trabalho, e o negativo, como o relacionado a uma demissão. O burnout é um nível devastador de estresse. “É um estresse sempre negativo e só ocorre em relação a pessoas economicamente ativas.” Pesquisas da ISMA-BR mostram que 32% desse perfil da população no Brasil sofre de burnout. Quanto à produtividade, “no geral essas pessoas trabalham cinco horas por semana a menos que outras e, desses 32%, 96% não se sentem capacitadas para trabalhar, mas com a pressão do mercado, continuam trabalhando, com receio de ser demitidas”. Segundo ela, a resiliência acaba sendo uma espécie de boia, evitando o afogamento. “Não conheço uma pessoa resiliente que sofra de burnout. A pessoa resiliente tem problema, mas tem capacidade de adaptação a estressores.”


Reportagem: Carla Guimarães (carla.guimaraes@opopular.com.br)

Por Carolina Oliveira 26 nov., 2019

O Feirão Limpa Estoque Classi acontece no próximo final de semana, nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, sexta e sábado das 08 às 20 horas e no domingo das 08 às 18 horas, no Shopping Passeio das Águas.

São mais de 500 carros expostos com taxas de financiamento a partir de 0,65% ao mês, que está entre as melhores do mercado. O crédito é aprovado na hora e a primeira parcela só depois do carnaval. Os visitantes também poderão fazer test drive , o que é um fator de decisão de compra.

Congresso Técnico

Por Mel Castro 01 nov., 2019

Redação - O Popular

O Sine Goiânia está com 496 oportunidades de trabalho disponíveis nesta quinta-feira (31), sendo que 194 são para pessoas com deficiência. Os interessados devem procurar o Sine Municipal, localizado na Rua 4, esquina com a Rua 6, Edifício Parthenon Center, no Setor Central, das 7h30 às 18h, para efetivar cadastro.

O candidato deve apresentar Carteira de Identidade e Trabalho, além de CPF e comprovante de endereço atualizado. Caso as características profissionais preencham as exigências da firma empregadora, o Sine realiza o encaminhamento.

Os cidadãos podem acessar também o aplicativo Sine Fácil para agendar entrevistas de emprego para as vagas disponíveis. Com o sistema, a população pode acompanhar ainda a situação do benefício do seguro-desemprego e atualizar o cadastro junto ao Ministério do Trabalho (MTb). O aplicativo, que é gratuito, pode ser baixado no Google Play – loja online para distribuição de aplicações para dispositivos com o sistema Android.

Vagas geral:    

Ajudante de eletricista: 1

Assistente administrativo: 3

Atendente balconista: 2

Atendente de balcão: 1

Auxiliar de armazenamento: 5

Auxiliar de cozinha: 2

Auxiliar de jardinagem na conservação de vias permanentes: 6

Auxiliar de mecânico de autos: 2

Auxiliar de pessoal: 1

Auxiliar operacional de logística: 1

Bobinador - eletricista: 2

Chefe de serviço de limpeza: 3

Churrasqueiro: 1

Cobrador externo: 1

Conferente de carga e descarga: 1

Conferente mercadoria (exceto carga e descarga): 12

Consultor de vendas: 3

Corretor de imóveis: 11

Costureira de máquina reta: 1

Costureira em geral: 5

Eletricista: 3

Eletricista bobinador: 1

Eletricista de instalações de prédios: 2

Eletricista de instalações de veículos automotores: 2

Eletricista de instalações industriais: 2

Eletricista de manutenção industrial: 1

Empregado doméstico nos serviços gerais: 2

Empregado doméstico arrumador: 1

Engenheiro civil: 1

Farmacêutico: 2

Fiscal de transporte rodoviário: 1

Forneiro de padaria: 1

Gerente de tráfego rodoviário: 1

Impressor serigráfico: 1

Instalador de tubulações de gás combustível (produção e distribuição): 2

Jardineiro: 2

Lavador de veículos: 1

Manicure: 2

Mecânico: 5

Meio oficial de mecânico de refrigeração: 6

Motorista carreteiro: 37

Motorista de caminhão: 2

Motorista de ônibus rodoviário: 50

Motorista entregador: 2

Oficial de manutenção: 6

Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações: 6

Operador de empilhadeira: 15

Ourives: 1

Pizzaiolo: 1

Polidor de metais: 1

Representante comercial autônomo: 5

Retificador, em geral: 1

Salgadeiro: 1

Serralheiro: 5

Servente de pedreiro: 20

Supervisor de vendas comercial: 1

Técnico de enfermagem: 25

Técnico de manutenção elétrica: 1

Técnico de manutenção eletrônica: 1

Técnico de refrigeração (instalação): 1

Técnico mecânico em ar condicionado: 1

Tecnólogo em eletrônica: 1

Vendedor interno: 3

Vendedor pracista:12

Vagas para pessoas com deficiência:

Agente de passagens: 2

Agente de vendas de serviços: 1

Ajudante de motorista: 5

Ajudante de padeiro: 13

Analista de suporte técnico: 1

Assistente administrativo: 3

Assistente de vendas: 1

Atendente central telemarketing:10

Auxiliar administrativo: 1

Auxiliar de almoxarifado: 2

Auxiliar de armazenamento: 22

Auxiliar de cozinha: 2

Auxiliar de escritório: 3

Auxiliar de limpeza: 4

Auxiliar de logística: 1

Auxiliar de padeiro: 3

Auxiliar de pintor de automóveis: 1

Carregador (armazém): 5

Controlador de tráfego: 2

Enfermeiro: 1

Estoquista: 1

Frentista: 4

Motorista de caminhão: 5

Operador de caixa: 35

Operador de suporte técnico (telemarketing): 5

Porteiro: 10

Programador de sistemas de informação: 2

Recepcionista atendente: 4

Repositor de mercadorias: 32

Servente de limpeza: 10

Socorrista (exceto médicos e enfermeiros): 1

Vendedor interno: 2

Por Mel Castro 01 nov., 2019

A prefeitura de Colinas (TO), a cerca de 280 quilômetros de Palmas, abriu concurso público para preencher 598 vagas, das quais 151 são para início imediato. As demais são destinadas para o cadastro de reserva. Conforme o edital , os salários variam entre R$ 998 e R$ 13.845,98, a depender do cargo.

Existem chances para auditor fiscal, assistente social, médico, engenheiro civil, nutricionista, odontólogo, professor, veterinário, pedagogo, terapeuta ocupacional, guarda municipal, fiscal de tributos, assistente administrativo, técnico em segurança do trabalho, entre outros.

As inscrições devem ser realizadas no site da idib , banca organizadora do certame, até o dia 1º de dezembro deste ano e as taxas variam conforme a escolaridade do candidato. Para cargos de nível médio o valor é de R$ 95 e R$ 140 para nível superior. As provas objetivas devem ocorrer em 19 de janeiro de 2019.

Pedro Nunes | Jornal O Popular

Por Carolina Oliveira 20 set., 2019
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou edital de processo seletivo para preenchimento de 1030 oportunidades de emprego...
Por Carolina Oliveira 12 set., 2019
O Feirão Limpa Estoque Classi acontece no próximo final de semana, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, e a grande novidade dessa edição é que acontecerá no Passeio das Águas Shopping, das 08 às 20 horas. São mais de 500 carros expostos com taxas de financiamento a partir de 0,65% ao mês e os visitantes também poderão fazer test drive, o que é um fator de decisão de compra.
Por Carolina Oliveira 11 set., 2019
A correria do dia a dia muitas vezes nos faz esquecer de pequenas manutenções veiculares. Lapso que pode custar caro, tanto para o bolso, quanto para o conforto, saúde e segurança do motorista. É o caso do alinhamento e balanceamento, serviços simples que, muitas vezes, são relegados.
Por Carolina Oliveira 08 ago., 2019
Na hora de comprar um carro, o consumidor deve levar em conta múltiplos fatores para fazer a aquisição certa para o seu perfil. Além de um design que combine com a sua personalidade, itens e acessórios que atendam às necessidades do dia a dia, o modelo ideal também precisa oferecer economia ao usuário. E mais do que observar o consumo de gasolina por quilômetro rodado, também é imprescindível checar o custo de peças e de mão de obra de serviços de manutenção para ter certeza de que fará uma boa compra.
Por Carolina Oliveira 07 ago., 2019

O Feirão Classi acontece no próximo final de semana, dias 09, 10 e 11 de agosto, no estacionamento do Grupo Jaime Câmara, na rua Tomaz Edson, setor Serrinha.

São 350 veículos expostos com taxas de financiamento a partir de 0,79% ao mês e parcelas a partir de R$299,00 e a primeira com até 90 dias. Os visitantes também poderão fazer test drive , o que é um fator de decisão de compra.

Um espaço de convivência também foi planejado para melhor comodidade de quem visitar o Feirão. As novidades do Feirão Classi serão divulgadas nos jornais O Popular e Daqui, no Especial Classi que será publicado no dia 9 de agosto e no perfil @ classibrno Instagram.

Informações:

  • Sexta e sábado das 8 às 19h, no domingo das 8 às 12h – gratuito e aberto ao público
  • Estacionamentos gratuitos para visitantes - os acessos serão pela Rua Tomaz Edson e pela Rua Samuel Morses
  • 350 veículos
  • Test drive
  • Avaliação de financiamento na hora
  • Taxas a partir 0,79% ao mês
  • Parcelas a partir de R$299,00 e até 90 dias para pagar a primeira parcela
  • Seminovos com até 1 ano de garantia

Expositores:

Bradesco Financiamentos

RC AUTOMÓVEIS

PONTO DO AUTOMÓVEL

MORATO VEICULOS

SUPER VEÍCULOS

CONECTCAR

MARAJA MOTORS

GRIFFE MOTORS

MOURA VEÍCULOS

SAN MOTORS

MAX CAR

KAIRÓS VEÍCULOS

SAGA SEMINOVOS

SEMI NOVOS RAMASA

REAL BRASIL CORRETORA

SAGA PNEUS

Umuarama Motos

Por Carolina Oliveira 06 ago., 2019

O próximo Feirão Classi já tem data marcada! Será nos dias 9 e 10 de agosto das 8h às 19h e no dia 11, domingo, das 8h às 12h no pátio do estacionamento do Grupo Jaime Câmara. E para apresentar as novidades dessa edição e alinhar as últimas informações do evento, foi realizado nesta terça-feira, 6, o Congresso Técnico do Feirão.

O evento reuniu os 18 participantes, entre eles empresas que pela primeira vez expõe no Feirão, como o Marcos Vinicius, representante do Grupo Ramasa que veio por indicação de expositores que tiveram sucesso nas vendas em outras edições. “Nossa expectativa é a melhor possível, acreditamos muito no grupo que realiza o Feirão. O consumidor pode esperar os melhores carros, preços e condições de financiamento”, afirma Marcos.

O representante da Kairós Veículos, Marconi, espera muito sucesso nas vendas de carros nos três dias de evento. “Nossos vizinhos repercutiram muito bem as outras edições, então esperamos sucesso no Feirão Classi”, ressalta.

Palestra

No evento, o especialista em comunicação empresarial e mídias digitais e gestor de conteúdo na Agência Zig, Luiz Eduardo Cardoso, ministrou uma palestra destacando as principais diferenças entre Instagram, Facebook e Whatsapp. Deu dicas para os expositores de como utilizar essas redes sociais e suas ferramentas no processo de divulgação e vendas de automóveis.

Luiz destacou a importância dos Stories como uma ferramenta de divulgação, que possui diferente recursos e que podem ser aproveitados. “Ele está presente nas três redes sociais, e por meio dele a gente consegue mostrar o dia a dia do vendedor e da marca, aproximar ainda mais dos consumidores. Além disso, interagir com os seguidores com os recursos que a ferramenta oferece”, afirma.  

Últimos detalhes

O superintendente comercial do Bradesco Financiamentos, Antônio Neto, parceiro financeiro pela segunda vez do Feirão, apresentou as facilidades de negócios que o banco oferece aos clientes e ressaltou a importância de reforçar as vantagens de taxas de financiamento na hora da venda. 

Já o gerente comercial do Classi, Jobson Castro, mostrou os detalhes finais do Feirão, como a estrutura do evento, datas e horários de montagem, divulgação. Além disso, apresentou números da edição passada e premiou três expositores que foram destaques no Feirão Classi de junho:RC Automóveis,Ponto do Automóvel  e Morato Veículo.

Segundo Jobson, existe uma grande expectativa com relação a comercialização e venda de veículos, "principalmente, por uma taxa especial que o parceiro financeiro está trazendo, que é uma condição muito diferenciada no mercado e aprovação de crédito na hora", finaliza.

Mais informações no  https://feirao.classi.com.br/


Por Mel Castro 02 ago., 2019

Reportagem: L úcia Monteiro/Jornal O Popular

O crescimento de Anápolis elevou a demanda por moradias. Entre os 30 empreendimentos já com alvará para construção em Anápolis, estão 926 apartamentos. Somente a MRV lançou dois empreendimentos com 700 unidades este ano. O gestor regional de vendas da empresa, Fernando Salomão, conta que o lançamento foi antecipado por conta do sucesso de um empreendimento lançado em 2018, que já está quase 100% vendido.

“Isso fez crescer nosso interesse pela cidade, que é próxima a Goiânia, o que facilita nossa logística comercial e de produção”, justifica Salomão. Segundo ele, a cidade também tem muitas empresas (cerca de 10 mil), alto índice de empregabilidade (103 mil pessoas ocupadas) e uma renda média de R$ 2,6 mil, segundo o IBGE. A empresa já tem mais duas áreas no município, que receberão outros empreendimentos, num total de mais 800 unidades.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves e Siqueira, diz que a população tem muito o que comemorar hoje. Ele conta que acaba de inaugurar uma UPA de Perfil Pediátrico, “a única do Centro-Oeste e terceira do País”. Segundo ele, somente este mês, foram retomadas as obras de duas unidades básicas de saúde, inaugurados dois Cmeis e uma escola foi ampliada.

Em relação à infraestrutura, a prefeitura promete entregar a Avenida Brasil toda revitalizada e está com projeto e licitação praticamente prontos para asfaltar nove bairros de Anápolis. “Daremos ordem de serviço para a construção de oito arenas esportivas”, informa o prefeito.

Mostrar mais
Share by: