Blog Post

Planejamento financeiro é requisito para compra da casa própria

  • Por Mel Castro
  • 08 jan., 2019

Novas regras para casos de desistência de compra de imóveis na planta, que preveem multa de até 50% do valor pago, reforçam necessidade do consumidor programar recursos para evitar perdas

Foto: Douglas Schinatto

Foi com planejamento e estimativas de custos que o piloto de aeronave Joaquim Carlos de Oliveira Junior, de 40 anos, decidiu pela compra de um apartamento na planta. A aquisição foi de uma unidade em empreendimento lançado em 2015 e entregue ano passado. Ele pegou as chaves em julho e, hoje, está nos últimos preparativos para se mudar com a família para o local.

Segundo ele, a aquisição da unidade na planta foi motivada pela facilidade de pagamento até a entrega do imóvel. “É a segunda vez que faço isso e tenho conseguido valor melhor na planta do que pronto”, diz. Joaquim informa que comparou o valor pago com o que está sendo pedido por apartamentos à venda no local atualmente, “é maior. Eu não conseguiria comprar esse imóvel hoje”.

O diretor da Dinâmica Engenharia, Mário Valois, diz que o comprador precisa desembolsar menos dinheiro de imediato ao comprar na planta.

Ele exemplifica que, numa negociação de empreendimento que será entregue em três anos, o consumidor precisaria, a princípio, de no máximo 10% do valor do bem e poderia parcelar o que faltaria para chegar aos 40% geralmente pagos à construtora antes do financiamento bancário, durante as obras. Já na compra de imóvel pronto, em média, se pede os 40% de entrada. “Tem muito mais gente com os 10% de imediato”, cita.

No caso de Joaquim, ele diz que a compra do imóvel foi negociada com a construtora. “Fiz um plano de pagamento que cabia no orçamento e fui pagando até receber a chave”. Ele diz que o mínimo a ser pago até a entrega era 30% do valor do imóvel, para financiar o restante junto ao banco. Com o planejamento de orçamento que ele fez, conseguiu quitar 55% do montante e financiou os 45% restantes com prazo de 30 anos para pagar. “Já tinha feito estudo de qual seria a parcela e foi dentro do valor”.

O apartamento anterior ele quitou e vendeu antes da nova aquisição. Para a escolha do atual, o piloto diz que levou em consideração a localização, no Setor Bueno, e a proximidade com a escola da filha de quatro anos, que fica na quadra atrás do seu imóvel, evitando deslocamento de carro. Também buscou um espaço mais amplo, saiu de um apartamento de 85 metros para 172 metros.</CW>

Distratos

Na avaliação do diretor da Dinâmica Engenharia, Mário Valois, consumidores como Joaquim, que preferem comprar imóvel no lançamento, não devem se afugentar com as regras que passaram a ser adotadas no País em caso de distratos. “O comprador real não vai sumir. O especulativo vai desaparecer.”

Sancionada pelo ex-presidente Michel Temer no final do ano passado, a Lei 13.786/2018, que regulamenta o distrato imobiliário, prevê que no caso de desistência da compra de imóvel na planta a multa poderá chegar a 50% do valor pago se a unidade fizer parte de empreendimento que tiver patrimônio próprio (patrimônio de afetação). Quando o patrimônio do imóvel estiver misturado com o da construtora, a multa será de até 25%.

Se fosse comprar hoje unidade na planta, Joaquim diz que “levaria mais a sério a escolha do imóvel”, diante da possibilidade de multa de até metade do valor pago. “Avaliaria mais vezes para ter certeza que quero o imóvel”.

Mário afirma que geralmente registram cerca de 30% de distratos a cada lançamento, o que costuma ocorrer com outras construtoras. “Se as empresas não estivessem capitalizadas os 30% prejudicariam os outros compradores, porque faltaria recurso para concluir no prazo. É bom pra todo mundo a segurança jurídica,” pontua.

Parte dos compradores prefere imóveis prontos

Do total de unidades da EBM Desenvolvimento Imobiliário comercializadas ano passado, 70% foram de imóveis na planta e 30%, prontos. Celso Antônio de Souza Júnior, diretor de incorporação da Região Centro-Oeste da empresa, diz que um dos motivos é a maior diversidade de escolha que a fase de lançamento oferece. “Na planta tem opção de escolher insolação, altura/andar, vaga de garagem, possibilidade de ter ou não escaninho... Quando vai comprar imóvel pronto não tem tantas opções como na planta”, cita.

Na avaliação de Celso, a aquisição de unidades prontas geralmente é feita por quem deseja uma mudança imediata. Outra diferença, diz, está no planejamento para pagamento da primeira parte do imóvel, que é a curto prazo, ante ao que compra na planta, que se programa para pagar até o prazo da entrega, geralmente entre dois a três anos.

Para a engenheira de alimentos Renata Melo, 41 anos, independente de todos os fatores envolvidos na aquisição, ver o imóvel concluído pesa na sua escolha. “Muda totalmente. Na unidade pronta a gente tem a real dimensão do que vai receber.”

Renata e o marido, o odontólogo Luiz Gustavo Melo, 44 anos, assinaram em agosto o contrato de compra de uma unidade recém-entregue em empreendimento no setor Marista. A mudança ocorreu em outubro. Segundo Renata, entre os fatores que pesaram na escolha do apartamento estão o tamanho e a localização.

O casal saiu de um dois quartos no Bueno para o atual, com quatro, e próximo à Alameda Ricardo Paranhos. “Levamos uma vida mais fitness, gostamos de acordar, correr, nadar na piscina e depois tomar café”, cita. Outro ponto que ela diz terem achado favorável foi a churrasqueira interna. “Porque gostamos de receber os amigos em casa. No outro não tinha”.

Ela informa que a aquisição do novo imóvel foi programada. “Quando a gente comprou, foi exatamente quando fizemos cinco anos de casados. Foi sonhado. Planejado. Até para a chegada dos filhos, que estão nos planos”.

Para a compra Renata informa que somaram os salários e cada um entrou com 50% do montante. Segundo ela, a negociação do imóvel foi feita sem corretor, diretamente com a construtora, que aceitou o apartamento que eles tinham como entrada. O restante, financiaram com o banco.

A engenheira de alimentos conta que quando foram visitar o imóvel chegaram a ver outra opção de planta, menor. Mas desistiram ao conhecer a unidade que compraram. “Ficamos apaixonados porque é uma sala ampla”, comenta ao reforçar o quanto ver o espaço contribuiu para a escolha.

“Pra gente foi um diferencial enorme. Já cheguei, olhei e visualizei como distribuiria os móveis. Na planta tenho essa dificuldade. Não é como você vê. Promete que vai entregar numa data e não entrega. Não compraria na planta”, afirma.

Mudanças

Segundo Celso, da EBM, na aquisição na planta, geralmente o cliente teme o risco da entrega. Mas, diz, isso pode ser blindado com a observação do histórico da empresa e com a verificação se o imóvel tem patrimônio de afetação. Situações que ele cita que deverão melhorar com a lei que regulamenta os distratos imobiliários.

Conforme a Lei 13.786/2018, caso o atraso na entrega passe de 180 dias e o consumidor não deseje romper o contrato, será devida ao comprador, na data de entrega da unidade, indenização de 1% do valor pago à incorporadora para cada mês de atraso, corrigidos monetariamente conforme índice estipulado em contrato. “Se a incorporadora não cumprir (o prazo) o risco é muito grande para a incorporadora, pode comprometer a saúde financeira”, avalia o diretor.

Atenção ao preço e a localização são algumas das recomendações

De maneira geral, o recomendado é comprometer no máximo até 30% da renda com despesas, como financiamento e prestações, segundo informa o economista Jeferson de Castro Vieira, professor da PUC Goiás. Na avaliação do economista, seja para compra na planta ou de imóvel pronto, é importante que o consumidor pesquise o preço de imóveis semelhantes na região onde há o empreendimento de interesse para verificar se está pagando um valor adequado.

No caso de compra na planta, ele diz que uma vantagem é a possibilidade de comprar uma unidade mais barata, se for numa região não valorizada mas com potencial de valorizar. Para tanto, o economista informa que é importante ver se o imóvel está em uma área de expansão, avaliar as benfeitorias públicas, que poderão contribuir com a valorização futura do imóvel. Jeferson pontua, porém, que o atual momento não é de valorização. “Tem muito imóvel para vender e alugar. Nesses próximos dois anos aproximadamente não tem nada sinalizando valorização.”

Para os interessados em negociar imóvel no lançamento, ele diz que alguns outros cuidados são demandados. “Na hora de comprar tem que calcular muito o risco, se tem dinheiro para pagar os balões, fazer muita conta, se não vai perder o que foi investido.” O economista cita que um dos grandes problemas nas aquisições de imóveis na planta é o comprador não pensar no custo como um todo, que tem além das prestações, os balões.

O economista alerta ainda que os interessados em comprar um imóvel com financiamento bancário devem antes de fechar negócio ver se atendem as exigências para obtê-lo.

Reportagem: Carla Guimarães (carla.guimaraes@opopular.com.br)
Por Carolina Oliveira 26 nov., 2019

O Feirão Limpa Estoque Classi acontece no próximo final de semana, nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, sexta e sábado das 08 às 20 horas e no domingo das 08 às 18 horas, no Shopping Passeio das Águas.

São mais de 500 carros expostos com taxas de financiamento a partir de 0,65% ao mês, que está entre as melhores do mercado. O crédito é aprovado na hora e a primeira parcela só depois do carnaval. Os visitantes também poderão fazer test drive , o que é um fator de decisão de compra.

Congresso Técnico

Por Mel Castro 01 nov., 2019

Redação - O Popular

O Sine Goiânia está com 496 oportunidades de trabalho disponíveis nesta quinta-feira (31), sendo que 194 são para pessoas com deficiência. Os interessados devem procurar o Sine Municipal, localizado na Rua 4, esquina com a Rua 6, Edifício Parthenon Center, no Setor Central, das 7h30 às 18h, para efetivar cadastro.

O candidato deve apresentar Carteira de Identidade e Trabalho, além de CPF e comprovante de endereço atualizado. Caso as características profissionais preencham as exigências da firma empregadora, o Sine realiza o encaminhamento.

Os cidadãos podem acessar também o aplicativo Sine Fácil para agendar entrevistas de emprego para as vagas disponíveis. Com o sistema, a população pode acompanhar ainda a situação do benefício do seguro-desemprego e atualizar o cadastro junto ao Ministério do Trabalho (MTb). O aplicativo, que é gratuito, pode ser baixado no Google Play – loja online para distribuição de aplicações para dispositivos com o sistema Android.

Vagas geral:    

Ajudante de eletricista: 1

Assistente administrativo: 3

Atendente balconista: 2

Atendente de balcão: 1

Auxiliar de armazenamento: 5

Auxiliar de cozinha: 2

Auxiliar de jardinagem na conservação de vias permanentes: 6

Auxiliar de mecânico de autos: 2

Auxiliar de pessoal: 1

Auxiliar operacional de logística: 1

Bobinador - eletricista: 2

Chefe de serviço de limpeza: 3

Churrasqueiro: 1

Cobrador externo: 1

Conferente de carga e descarga: 1

Conferente mercadoria (exceto carga e descarga): 12

Consultor de vendas: 3

Corretor de imóveis: 11

Costureira de máquina reta: 1

Costureira em geral: 5

Eletricista: 3

Eletricista bobinador: 1

Eletricista de instalações de prédios: 2

Eletricista de instalações de veículos automotores: 2

Eletricista de instalações industriais: 2

Eletricista de manutenção industrial: 1

Empregado doméstico nos serviços gerais: 2

Empregado doméstico arrumador: 1

Engenheiro civil: 1

Farmacêutico: 2

Fiscal de transporte rodoviário: 1

Forneiro de padaria: 1

Gerente de tráfego rodoviário: 1

Impressor serigráfico: 1

Instalador de tubulações de gás combustível (produção e distribuição): 2

Jardineiro: 2

Lavador de veículos: 1

Manicure: 2

Mecânico: 5

Meio oficial de mecânico de refrigeração: 6

Motorista carreteiro: 37

Motorista de caminhão: 2

Motorista de ônibus rodoviário: 50

Motorista entregador: 2

Oficial de manutenção: 6

Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações: 6

Operador de empilhadeira: 15

Ourives: 1

Pizzaiolo: 1

Polidor de metais: 1

Representante comercial autônomo: 5

Retificador, em geral: 1

Salgadeiro: 1

Serralheiro: 5

Servente de pedreiro: 20

Supervisor de vendas comercial: 1

Técnico de enfermagem: 25

Técnico de manutenção elétrica: 1

Técnico de manutenção eletrônica: 1

Técnico de refrigeração (instalação): 1

Técnico mecânico em ar condicionado: 1

Tecnólogo em eletrônica: 1

Vendedor interno: 3

Vendedor pracista:12

Vagas para pessoas com deficiência:

Agente de passagens: 2

Agente de vendas de serviços: 1

Ajudante de motorista: 5

Ajudante de padeiro: 13

Analista de suporte técnico: 1

Assistente administrativo: 3

Assistente de vendas: 1

Atendente central telemarketing:10

Auxiliar administrativo: 1

Auxiliar de almoxarifado: 2

Auxiliar de armazenamento: 22

Auxiliar de cozinha: 2

Auxiliar de escritório: 3

Auxiliar de limpeza: 4

Auxiliar de logística: 1

Auxiliar de padeiro: 3

Auxiliar de pintor de automóveis: 1

Carregador (armazém): 5

Controlador de tráfego: 2

Enfermeiro: 1

Estoquista: 1

Frentista: 4

Motorista de caminhão: 5

Operador de caixa: 35

Operador de suporte técnico (telemarketing): 5

Porteiro: 10

Programador de sistemas de informação: 2

Recepcionista atendente: 4

Repositor de mercadorias: 32

Servente de limpeza: 10

Socorrista (exceto médicos e enfermeiros): 1

Vendedor interno: 2

Por Mel Castro 01 nov., 2019

A prefeitura de Colinas (TO), a cerca de 280 quilômetros de Palmas, abriu concurso público para preencher 598 vagas, das quais 151 são para início imediato. As demais são destinadas para o cadastro de reserva. Conforme o edital , os salários variam entre R$ 998 e R$ 13.845,98, a depender do cargo.

Existem chances para auditor fiscal, assistente social, médico, engenheiro civil, nutricionista, odontólogo, professor, veterinário, pedagogo, terapeuta ocupacional, guarda municipal, fiscal de tributos, assistente administrativo, técnico em segurança do trabalho, entre outros.

As inscrições devem ser realizadas no site da idib , banca organizadora do certame, até o dia 1º de dezembro deste ano e as taxas variam conforme a escolaridade do candidato. Para cargos de nível médio o valor é de R$ 95 e R$ 140 para nível superior. As provas objetivas devem ocorrer em 19 de janeiro de 2019.

Pedro Nunes | Jornal O Popular

Por Carolina Oliveira 20 set., 2019
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou edital de processo seletivo para preenchimento de 1030 oportunidades de emprego...
Por Carolina Oliveira 12 set., 2019
O Feirão Limpa Estoque Classi acontece no próximo final de semana, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, e a grande novidade dessa edição é que acontecerá no Passeio das Águas Shopping, das 08 às 20 horas. São mais de 500 carros expostos com taxas de financiamento a partir de 0,65% ao mês e os visitantes também poderão fazer test drive, o que é um fator de decisão de compra.
Por Carolina Oliveira 11 set., 2019
A correria do dia a dia muitas vezes nos faz esquecer de pequenas manutenções veiculares. Lapso que pode custar caro, tanto para o bolso, quanto para o conforto, saúde e segurança do motorista. É o caso do alinhamento e balanceamento, serviços simples que, muitas vezes, são relegados.
Por Carolina Oliveira 08 ago., 2019
Na hora de comprar um carro, o consumidor deve levar em conta múltiplos fatores para fazer a aquisição certa para o seu perfil. Além de um design que combine com a sua personalidade, itens e acessórios que atendam às necessidades do dia a dia, o modelo ideal também precisa oferecer economia ao usuário. E mais do que observar o consumo de gasolina por quilômetro rodado, também é imprescindível checar o custo de peças e de mão de obra de serviços de manutenção para ter certeza de que fará uma boa compra.
Por Carolina Oliveira 07 ago., 2019

O Feirão Classi acontece no próximo final de semana, dias 09, 10 e 11 de agosto, no estacionamento do Grupo Jaime Câmara, na rua Tomaz Edson, setor Serrinha.

São 350 veículos expostos com taxas de financiamento a partir de 0,79% ao mês e parcelas a partir de R$299,00 e a primeira com até 90 dias. Os visitantes também poderão fazer test drive , o que é um fator de decisão de compra.

Um espaço de convivência também foi planejado para melhor comodidade de quem visitar o Feirão. As novidades do Feirão Classi serão divulgadas nos jornais O Popular e Daqui, no Especial Classi que será publicado no dia 9 de agosto e no perfil @ classibrno Instagram.

Informações:

  • Sexta e sábado das 8 às 19h, no domingo das 8 às 12h – gratuito e aberto ao público
  • Estacionamentos gratuitos para visitantes - os acessos serão pela Rua Tomaz Edson e pela Rua Samuel Morses
  • 350 veículos
  • Test drive
  • Avaliação de financiamento na hora
  • Taxas a partir 0,79% ao mês
  • Parcelas a partir de R$299,00 e até 90 dias para pagar a primeira parcela
  • Seminovos com até 1 ano de garantia

Expositores:

Bradesco Financiamentos

RC AUTOMÓVEIS

PONTO DO AUTOMÓVEL

MORATO VEICULOS

SUPER VEÍCULOS

CONECTCAR

MARAJA MOTORS

GRIFFE MOTORS

MOURA VEÍCULOS

SAN MOTORS

MAX CAR

KAIRÓS VEÍCULOS

SAGA SEMINOVOS

SEMI NOVOS RAMASA

REAL BRASIL CORRETORA

SAGA PNEUS

Umuarama Motos

Por Carolina Oliveira 06 ago., 2019

O próximo Feirão Classi já tem data marcada! Será nos dias 9 e 10 de agosto das 8h às 19h e no dia 11, domingo, das 8h às 12h no pátio do estacionamento do Grupo Jaime Câmara. E para apresentar as novidades dessa edição e alinhar as últimas informações do evento, foi realizado nesta terça-feira, 6, o Congresso Técnico do Feirão.

O evento reuniu os 18 participantes, entre eles empresas que pela primeira vez expõe no Feirão, como o Marcos Vinicius, representante do Grupo Ramasa que veio por indicação de expositores que tiveram sucesso nas vendas em outras edições. “Nossa expectativa é a melhor possível, acreditamos muito no grupo que realiza o Feirão. O consumidor pode esperar os melhores carros, preços e condições de financiamento”, afirma Marcos.

O representante da Kairós Veículos, Marconi, espera muito sucesso nas vendas de carros nos três dias de evento. “Nossos vizinhos repercutiram muito bem as outras edições, então esperamos sucesso no Feirão Classi”, ressalta.

Palestra

No evento, o especialista em comunicação empresarial e mídias digitais e gestor de conteúdo na Agência Zig, Luiz Eduardo Cardoso, ministrou uma palestra destacando as principais diferenças entre Instagram, Facebook e Whatsapp. Deu dicas para os expositores de como utilizar essas redes sociais e suas ferramentas no processo de divulgação e vendas de automóveis.

Luiz destacou a importância dos Stories como uma ferramenta de divulgação, que possui diferente recursos e que podem ser aproveitados. “Ele está presente nas três redes sociais, e por meio dele a gente consegue mostrar o dia a dia do vendedor e da marca, aproximar ainda mais dos consumidores. Além disso, interagir com os seguidores com os recursos que a ferramenta oferece”, afirma.  

Últimos detalhes

O superintendente comercial do Bradesco Financiamentos, Antônio Neto, parceiro financeiro pela segunda vez do Feirão, apresentou as facilidades de negócios que o banco oferece aos clientes e ressaltou a importância de reforçar as vantagens de taxas de financiamento na hora da venda. 

Já o gerente comercial do Classi, Jobson Castro, mostrou os detalhes finais do Feirão, como a estrutura do evento, datas e horários de montagem, divulgação. Além disso, apresentou números da edição passada e premiou três expositores que foram destaques no Feirão Classi de junho:RC Automóveis,Ponto do Automóvel  e Morato Veículo.

Segundo Jobson, existe uma grande expectativa com relação a comercialização e venda de veículos, "principalmente, por uma taxa especial que o parceiro financeiro está trazendo, que é uma condição muito diferenciada no mercado e aprovação de crédito na hora", finaliza.

Mais informações no  https://feirao.classi.com.br/


Por Mel Castro 02 ago., 2019

Reportagem: L úcia Monteiro/Jornal O Popular

O crescimento de Anápolis elevou a demanda por moradias. Entre os 30 empreendimentos já com alvará para construção em Anápolis, estão 926 apartamentos. Somente a MRV lançou dois empreendimentos com 700 unidades este ano. O gestor regional de vendas da empresa, Fernando Salomão, conta que o lançamento foi antecipado por conta do sucesso de um empreendimento lançado em 2018, que já está quase 100% vendido.

“Isso fez crescer nosso interesse pela cidade, que é próxima a Goiânia, o que facilita nossa logística comercial e de produção”, justifica Salomão. Segundo ele, a cidade também tem muitas empresas (cerca de 10 mil), alto índice de empregabilidade (103 mil pessoas ocupadas) e uma renda média de R$ 2,6 mil, segundo o IBGE. A empresa já tem mais duas áreas no município, que receberão outros empreendimentos, num total de mais 800 unidades.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves e Siqueira, diz que a população tem muito o que comemorar hoje. Ele conta que acaba de inaugurar uma UPA de Perfil Pediátrico, “a única do Centro-Oeste e terceira do País”. Segundo ele, somente este mês, foram retomadas as obras de duas unidades básicas de saúde, inaugurados dois Cmeis e uma escola foi ampliada.

Em relação à infraestrutura, a prefeitura promete entregar a Avenida Brasil toda revitalizada e está com projeto e licitação praticamente prontos para asfaltar nove bairros de Anápolis. “Daremos ordem de serviço para a construção de oito arenas esportivas”, informa o prefeito.

Mostrar mais
Share by: